Quatro equipes formadas por alunos do Colégio Etapa foram premiadas na fase nacional do Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT) 2020, que ocorreu virtualmente este ano, devido à pandemia da Covid-19, nos dias 15 e 16 de maio. No total, os grupos que representaram a nossa escola conquistaram uma medalha de ouro e três de bronze.
Destaque para o desempenho da equipe “Os incarteáveis” – formada por Laura Saraiva Félix, Murilo Teixeira Santoma, Stella Polachini Lopes Galvão e Victor Augusto Fonseca –, que conquistou a medalha de ouro e o troféu Nicolau Gilberto Ferraro, destinado ao grupo que encerrou a competição em 1º lugar no ranking geral.
“Devido às restrições impostas pela pandemia, a preparação para o IYPT Brasil 2020 foi muito desafiadora, especialmente por se tratar de uma competição na qual os estudantes precisam demonstrar conhecimentos sobre as rotinas em laboratório”, afirma Bruno Albuquerque, professor de Física do Colégio Etapa Vila Mariana.
“Apesar disso, nossos professores se mobilizaram para fazer com que os equipamentos necessários chegassem às casas dos participantes e, ainda, se empenharam para oferecer treinamentos virtuais que contemplassem orientações técnicas relacionadas à Física e ao tratamento de dados em Física Experimental, a montagem e estruturação de apresentações e as simulações das disputas entre as equipes, por exemplo. Tudo isso contribuiu para que os alunos alcançassem esse excelente resultado", completa Albuquerque.
Criado em 2004, o IYPT Brasil tem o intuito de estimular o interesse dos jovens pela Física, incentivando o trabalho em equipe e a criação de projetos de iniciação científica. Puderam participar da última edição os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio em 2020.
Já o grupo brasileiro que disputará a fase internacional do IYPT será formado por um estudante de cada uma das cinco equipes melhor classificadas na etapa nacional.