No dia 24 de agosto, o Colégio Etapa Valinhos inaugurou o Etapa Maker, espaço para o desenvolvimento de projetos baseados na cultura Maker, mais conhecida como a cultura do “Faça Você Mesmo”.
“Nesse espaço, os alunos poderão concretizar ideias com suas próprias mãos, exercitando os conceitos aprendidos em sala de aula, desenvolvendo novas habilidades e trabalhando de forma coletiva”, destaca a diretora do Colégio Etapa Valinhos, Cynthia Passoni.
“O Etapa Maker é mais uma inovação do Colégio Etapa e visa contribuir para a formação da nova geração de profissionais, para que impulsionem cada vez mais o avanço na ciência, no mercado de trabalho e na sociedade”, completa Passoni.
Editor da revista americana de tecnologia Wired, Chris Anderson acredita que o movimento Maker será responsável pela próxima Revolução Industrial. Antes da democratização do acesso à internet, o homem criava produtos e serviços baseados em necessidades locais. Era difícil levar tecnologia e oferecer soluções de baixo custo para as regiões afastadas das grandes metrópoles.
Mas, após a globalização, essas fronteiras deixaram de existir. Com uma pequena impressora 3D acoplada ao computador, é possível produzir desde brinquedos até peças para reparos de alta precisão, por exemplo. E o melhor: os inventores desses protótipos disponibilizam os projetos em redes colaborativas, com o objetivo de gerar impacto social e ajudar um número cada vez maior de pessoas.
O Etapa tem investido na implantação de diversas tecnologias para a formação da nova geração de profissionais, capacitando-os para promover avanços na ciência, no mercado de trabalho e na sociedade.
Em 2017, o Colégio Etapa São Paulo criou o Laboratório de Inovação Tecnológica (LITE) - em parceria com a Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG), faculdade do Grupo Etapa – para complementar as atividades realizadas em diversas disciplinas, despertando a curiosidade e estimulando a criatividade dos alunos.
Já em 2019, a ESEG inaugurou o Laboratório de Inteligência Artificial (LIA), com toda a infraestrutura voltada para o desenvolvimento de projetos relacionados a esta área do conhecimento. O Etapa entende que esse tipo de aprendizado será fundamental para os profissionais do futuro.
De olho nessa tendência, o Colégio Etapa Valinhos inaugura o Espaço Maker para os alunos exercitarem os conceitos trabalhados em sala de aula e desenvolverem novas habilidades.
No Etapa Maker, serão criados projetos, protótipos e peças utilizando a tecnologia mais avançada: impressoras 3D, fresas CNC e mecânica, máquinas de corte a laser, torno mecânico, impressora plotter, cabine de pintura, solda, ferramentaria e computadores para modelagem de peças.