Lucas Cavalcante Silva e Luiz Felipe Velasco Viegas, alunos do Colégio Etapa, conquistaram duas medalhas de prata na 18ª edição da Olimpíada Internacional Junior de Ciências (IJSO).
A competição, sediada pelos Emirados Árabes Unidos, ocorreu entre os dias 12 e 21 de dezembro, de forma híbrida, com a participação de 350 estudantes de 59 países. No caso do Brasil, a delegação aderiu à modalidade on-line, comparecendo a um polo olímpico em São Paulo (SP) para realizar as provas.
Na IJSO 2021, os jovens competem individualmente por meio de três avaliações, sendo duas teóricas – nas quais eles devem responder a testes de múltipla escolha e a questões dissertativas sobre tópicos de Biologia, Física e Química. Já a terceira prova é experimental e realizada em grupos de até três candidatos.
Formada por seis estudantes, a equipe que representou o Brasil no torneio conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze.
A Olimpíada Internacional Junior de Ciências (IJSO) ocorreu pela primeira vez em 2004, na cidade de Jakarta, na Indonésia. Desde então, o torneio tem sido realizado em um país diferente a cada ano.
De acordo com o comitê organizador, a IJSO foi criada com o intuito de estimular o interesse dos jovens pelas Ciências Naturais e, consequentemente, pela carreira científica.
Podem participar do torneio os estudantes que tiverem 15 anos completos até a data de aplicação das provas. No caso do Brasil, a delegação foi selecionada entre os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC).
Por se tratar de uma competição interdisciplinar, a equipe brasileira se dedicou a uma série de treinamentos ministrados pelos nossos docentes de Biologia, Física e Química, incluindo uma preparação especial para as provas experimentais. Desde 2014, o Colégio Etapa é o polo olímpico de treinamentos práticos para a IJSO.