O Dia das Crianças será celebrado no Colégio Etapa Valinhos, no dia 11 de outubro, com duas apresentações do grupo musical Barbatuques.
Os shows são experiências musicais desafiadoras que levam o público a explorar a diversidade de timbres no próprio corpo com palmas, estalos, sons produzidos pela boca e pelos pés, e assobios.
“Trabalhar a música com crianças entre 3 e 10 anos é uma forma efetiva e divertida de estimular a capacidade de concentração e memorização. Traz benefícios ao processo de alfabetização, ao desenvolvimento do raciocínio matemático e à consciência corporal e rítmica. Amplia o universo cultural e a socialização das crianças”, destaca a diretora do Etapa Valinhos, Cynthia Passoni.
Os interessados poderão se inscrever clicando no link abaixo. As vagas são limitadas.
Durante o evento, pais e crianças vivenciarão brincadeiras musicais e descobrirão as sonoridades em seus corpos, embalados por músicas populares e de autoria do próprio Barbatuques.
O repertório das apresentações reúne canções da tradição oral, além de clássicos da Música Popular Brasileira, como, por exemplo, “Samba Lelê”, “Peixinhos do Mar”, “Tum Pá” e “Hit Percursivo”.
Data: 11 de outubro (sexta-feira)
Horários: às 18h30 e às 20h
Local: Auditório Etapa Valinhos
Endereço: Rua Dr. Antônio Bento Ferraz, 95 - Dois Córregos, Valinhos – SP
Apresentação gratuita | Classificação Livre
Inscrições: https://www.etapa.com.br/ieventos/1918
Utilizar o corpo como instrumento musical é a proposta do Barbatuques. Fundado em 1997, a partir de pesquisas e criações de Fernando Barba, o grupo musical paulistano desenvolveu ao longo de sua trajetória uma abordagem única da música corporal por intermédio de suas composições, técnicas, exploração de timbres e procedimentos criativos.
Sua forma inovadora de fazer música e as inúmeras possibilidades que desenvolveu de extrair os sons do corpo tornaram o grupo reconhecido e atuante tanto no meio artístico quanto educacional. O resultado foi a criação de espetáculos musicais, álbuns, treinamentos e oficinas, que já foram levados a mais de 25 países, nos quais tiveram contato com outras manifestações tradicionais e contemporâneas da música corporal.