Gabriel Moraes, de 17 anos, entrou no Colégio Etapa no 1º ano do Ensino Médio achando que era o melhor caminho para ser aprovado depois no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Sempre teve facilidade com as matérias como Física e Matemática, e, no piloto automático, mirou os cursos universitários da área de exatas.
No entanto, ao frequentar as atividades extracurriculares oferecidas pelo Etapa - principalmente Estudos Narrativos, Clube de Cinema, Cria e Emun, percebeu que a realização profissional não estava ligada necessariamente à facilidade que tinha em determinadas disciplinas.
Ele diz que, no 1º ano, foi de Relações Internacionais à Economia; no 2º, de Psicologia à Filosofia; e no 3º, finalmente "tomou coragem" para assumir que Cinema era mesmo a sua paixão. Decidida a carreira, resolveu aplicar para faculdades dos EUA, onde, segundo ele, há mais incentivos profissionais e investimentos na área.
Foi aprovado na Columbia College Chicago, para onde vai em agosto, e em mais duas faculdades (Ithaca College e Emerson College). Para se candidatar a essas instituições, desenvolveu um curta-metragem.
Enquanto o ano letivo nos EUA não começa, está cursando Letras na USP e aproveitando sua facilidade com exatas para dar aulas voluntárias de Matemática em uma escola da rede pública.