As unidades Valinhos e Vila Mariana do Colégio Etapa promoveram mais uma edição do Festival de Natação. O evento, realizado no dia 29 de outubro, apresentou aos pais e familiares as habilidades desenvolvidas pelas crianças ao longo do ano.
Em Valinhos, os alunos da Educação Infantil realizaram uma sequência de atividades com movimentos básicos da natação – como os nados submerso e "cachorrinho" – e exercícios de pernadas com pranchas nos estilos crawl e costas, além de atividades lúdicas, como mergulho e caça ao tesouro.
Já os alunos do Ensino Fundamental I demonstraram os quatro estilos clássicos da natação: borboleta, costas, crawl e peito. Para cada ano do Ensino Fundamental I, a distância percorrida na piscina foi diferente, respeitando a capacidade física de cada faixa etária. Após as apresentações, cada turma participou de uma atividade lúdica específica.
Ao fim do evento, todas as crianças receberam medalhas pela dedicação às aulas de natação, ministradas durante o ano letivo. Em seguida, realizou-se sessões de fotos com alunos, pais e professores.
“A retomada da prática desse esporte em nossa escola após dois anos de pandemia consolidou a grande importância que o Festival de Natação tem para a Comunidade Etapa. Foi muito bom receber os pais e demonstrar a evolução das crianças nessa modalidade, além de proporcionar momentos de diversão para todos”, afirma Egleizer Melo, professor de Educação Física do Colégio Etapa Valinhos.
Melo enfatiza, ainda, a importância da prática da natação para a saúde das crianças. “É uma das atividades físicas mais completas, pois ajuda no desenvolvimento físico e motor, melhora a qualidade do sono, fortalece o condicionamento cardiorrespiratório, além de ser muito divertida”, explica.
Ele conta que as aulas de natação do Colégio Etapa levam em conta os diferentes graus de desenvolvimento das crianças, mesmo em grupos com a mesma faixa etária. “Tanto nas turmas da Educação Infantil quanto nas do Ensino Fundamental I, nós concentramos os alunos de níveis de aprendizado diferentes em raias separadas, respeitando a individualidade de cada um”, detalha o professor.
Na Vila Mariana, o Festival de Natação ocorreu em formato de gincana. Os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram separados em equipes, a fim de realizar desafios de movimentos corporais combinados, bem como exercícios de natação nos estilos costas, crawl e peito. As crianças receberam medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com o desempenho de suas equipes na gincana.
“Nas aulas de natação, os alunos passam por um processo de adaptação ao meio líquido para aprenderem e aperfeiçoarem técnicas dos nados borboleta, costas, crawl e peito”, descreve Fabiano Feijó, coordenador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Vila Mariana.
Ele endossa a opinião de Melo sobre os benefícios da natação. “A prática regular dessa modalidade, além de contribuir para o desenvolvimento infantil, estimula a consciência corporal, melhora a concentração e proporciona benefícios para a saúde dos alunos”, elucida.