Case Western Reserve University; Lehigh University; Purdue University; University of California: San Diego; University of California: Santa Barbara; University of Illinois Urbana-Champaign; University of Toronto; Virginia Institute of Technology
O interesse pela área da pesquisa científica levou Fernando Meylan, ex-aluno do Colégio Etapa, a considerar universidades internacionais em sua lista de opções para graduação. Após uma preparação intensa durante o Ensino Médio, o jovem alcançou o sucesso: foi aprovado em instituições de ensino superior nacionais e internacionais.
A lista inclui a Universidade de São Paulo, a University of Toronto (Canadá), a University of California: San Diego (Estados Unidos), a University of California: Santa Barbara (Estados Unidos), a University of Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos), a Purdue University (Estados Unidos), a Virginia Tech (Estados Unidos), a Case Western Reserve University (Estados Unidos) e a Lehigh University (Estados Unidos).
“A ideia de estudar no exterior surgiu do desejo de estar em contato com os principais centros de pesquisa científica do mundo. Por isso, minha estratégia foi buscar locais onde as grandes universidades estavam localizadas e, consequentemente, considerar estudar fora do Brasil”, conta o aluno sobre sua college list¹.
Fernando também considerou aspectos acadêmicos, financeiros e pessoais ao escolher as universidades para as quais se candidataria. “Meu critério primordial foi analisar se eu sentia uma verdadeira simpatia pelo local que planejava adicionar à lista. É o famoso fit, como as universidades costumam se referir”, explica Fernando.
Para o jovem, o apoio do Colégio Etapa foi determinante no seu processo de candidatura. “O contato com o Setor internacional foi fundamental nesse sentido, proporcionando-me a oportunidade de assistir a palestras com representantes dessas instituições e conhecer melhor seus preceitos. Assim, tive a chance de entender se a universidade oferecia aquilo que eu procurava”, destaca o jovem.
Uma das etapas do application que Fernando mais gostou foi a composição das essays². “Talvez tenha sido a melhor parte da minha candidatura. Esse é o espaço ideal para transmitir aquilo que um histórico escolar não diz. Esses textos me permitiram explorar meus interesses, ambições e dissabores do passado. Tudo isso me permitiu construir um perfil honesto sobre quem sou e quem posso ser na universidade”, conta o aluno.
Além da preparação para as candidaturas internacionais e para os vestibulares no Brasil, Fernando também aproveitou o Ensino Médio para participar de outras atividades extracurriculares, enriquecendo sua formação de maneira ampla e diversa. “Participei do Etapa Model United Nations (Emun), um ambiente estimulante e acolhedor que permite aos alunos se aproximarem dos debates da ONU”, comenta.
O Emun ajudou Fernando a se destacar em outros eventos similares, como o Yale Model United Nations, nos Estados Unidos, onde atuou como chefe de delegação do Etapa; e o Stanford Model United Nations, também nos Estados Unidos. Além disso, o jovem conquistou medalhas em olimpíadas científicas, como a Olimpíada Brasileira de Física (2021) e a International Astronomy and Astrophysics Competition (2021).
“O Colégio Etapa me proporcionou toda a preparação necessária com aulas, Plantões de Dúvidas e muitas outras ferramentas. Ter estudado no Etapa foi o principal fator para as minhas aprovações. Sou muito grato por todo o apoio que recebi”, enfatiza o jovem.
¹College list: lista de instituições de ensino superior no exterior para as quais o estudante pretende se candidatar.
² Essays: redações autobiográficas exigidas no processo de candidatura para as universidades internacionais.