Em setembro, o Colégio Etapa promoveu a Feira Etapa de Universidades Internacionais 2023 nas unidades Valinhos e Vila Mariana. O evento reúne representantes de instituições de ensino superior de diversos países, com o intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre estudar no exterior.
“Os representantes das universidades vêm até o Colégio para conhecer os alunos que estão interessados em estudar em outro país e para divulgar os cursos que oferecem. Assim, os jovens conseguem se informar melhor antes de decidir para quais instituições desejam fazer suas candidaturas”, explica Murilo Artese, college counselor do Setor Internacional do Colégio Etapa.
O evento, aberto à comunidade, contou com a participação de mais de 60 universidades e instituições governamentais da América do Norte, da Ásia, da Europa e da Oceania. Os alunos e seus responsáveis tiveram a oportunidade de conversar com os representantes das instituições, permitindo que conhecessem mais detalhes sobre as formas de ingresso, a infraestrutura do campus, as opções de cursos e a possibilidade de bolsas de estudo.
“Trata-se de um momento singular, no qual é possível esclarecer dúvidas não apenas sobre o processo de candidatura em geral, mas também sobre aspectos culturais, qualidade de vida, oportunidades de trabalho e a possibilidade de permanência no país. Além disso, o aluno tem a chance de comparar as instituições e selecionar aquelas que melhor se alinham ao seu perfil e intuito acadêmico”, complementa Fernanda Fanganiello, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa Valinhos.
Durante a Feira, os college counselors do Setor Internacional também estiveram presentes para conversar com as famílias e explicar a importância da orientação educacional personalizada durante o Ensino Médio para a candidatura internacional.
“A Feira proporciona o contato direto com os representantes das universidades, o que nos traz informações além do que consta no site da instituição. Assim fica mais fácil esclarecer dúvidas específicas sobre diferentes assuntos.” — Letícia Midori Tutida, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa.
“Esse evento oferece um suporte importante para quem está começando a pesquisar sobre o processo de candidatura em outros países. Poder conversar pessoalmente com os representantes, sem a necessidade de ir até o campus, é uma alternativa eficaz e prática para entender melhor a rotina universitária e ter uma ideia de como seria viver no exterior. Isso traz uma tranquilidade muito grande para nós que somos pais.” — Cristina Yone Tanaka Tutida, mãe da aluna Letícia Midori Tutida.
“Eu já havia participado da última edição da Feira de Universidades Internacionais, mas na época não tinha certeza sobre qual área seguir. Neste ano, como já estou mais direcionada, o evento ajudou bastante a esclarecer dúvidas e até mesmo contribuiu com a escolha do curso que pretendo fazer.” — Daniela Mai Hebaru Abe, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa.
“O contato com os representantes dessas instituições é muito importante para os pais que não estão familiarizados com o processo de admissão em universidades internacionais. A cada ano que participamos da Feira, conseguimos enriquecer ainda mais o nosso entendimento.” — Cláudia Satie Hebaru, mãe da aluna Daniela Mai Hebaru Abe.