Entre os dias 5 e 7 de setembro, 18 alunos do Colégio Etapa participaram da 7ª edição do FACAMP Model United Nations (FAMUN), evento tradicional que reúne estudantes do Ensino Médio e de universidades de diversos países para uma série de debates. Por conta da pandemia da Covid-19, o FAMUN ocorreu virtualmente este ano. Além de participar das simulações, os jovens também foram reconhecidos com dois tipos de premiação: Diplomacy Award e Position Paper Award.
Nessa edição, o Colégio Etapa contou com três delegações, formadas por 12 alunos de São Paulo e seis de Valinhos que fazem parte do Etapa Model United Nations (EMUN), atividade extracurricular que prepara os alunos para as simulações da Organização das Nações Unidas (ONU).
Três alunos do Colégio Etapa se destacaram no evento. O aluno Fernando Ken Takahashi foi reconhecido com a premiação Diplomacy Award pela atuação como representante da Irlanda na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). O estudante apresentou um comitê chamado “O papel da Ciência no contexto da segurança internacional e do desarmamento”, com debates realizados totalmente em inglês.
O aluno José Luiz Azevedo também foi reconhecido com a premiação Diplomacy Award pela sua atuação como representante da Eslováquia no Conselho de Direitos Humanos, durante o comitê sobre “Medidas para a contenção e prevenção das mudanças climáticas e suas consequências”, que abordou o tema tanto do ponto de vista social quanto da biodiversidade.
E a aluna Ana Luísa Moura de Souza, que também foi a chefe de uma das delegações do Etapa, foi reconhecida com a premiação Position Paper Award. A estudante presidiu o comitê United Nations Security Council (UNSC), atuando como representante da Nigéria no debate em inglês “The Situation in Burundi”. Durante a simulação, os participantes discutiram a situação desse país da África Central diante das fortes crises política, econômica e humanitária vividas desde sua independência em 1962.
O FAMUN foi criado em 2013 para proporcionar uma experiência acadêmica inovadora para estudantes brasileiros. O evento reúne tanto jovens que cursam o Ensino Médio quanto estudantes de universidades do Brasil e do exterior para simulações de diferentes órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dessa forma, os jovens têm a oportunidade de debater e propor soluções para temas de relevância internacional. Durante o evento, os estudantes também recebem informações de especialistas da ONU de diversos países e podem participar de campanhas da organização.
Durante o FAMUN 2020, os participantes simularam debates sobre dois temas: Organizações Internacionais de Trabalho e Conselho de Direitos Humanos.