Entre os dias 14 e 20 de janeiro, foi realizado no Brasil o Etapa SigmaCamp. Em uma parceria inédita entre os organizadores do SigmaCamp internacional e o Sistema Etapa, o campus do Colégio Etapa Valinhos recebeu alunos de escolas de cinco estados, além dos alunos do Colégio Etapa e das escolas parceiras do Sistema.
O evento tem como propósito inspirar os estudantes a se envolverem ainda mais com a Ciência de diferentes maneiras. Para isso, ao longo da semana, eles participaram de atividades, cursos e palestras relacionadas ao universo STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Realizado inteiramente em língua inglesa, o Etapa SigmaCamp selecionou 60 estudantes de todo o país após um rigoroso processo, incluindo questionário de qualificação, cartas de recomendação, carta de motivação, uma lista de questões desafiantes e teste de proficiência.
“Estar presente no Etapa SigmaCamp é uma experiência transformadora e a chance do aluno entender de uma forma muito mais profunda o papel que a Ciência e a Tecnologia podem ter na sua vida. As atividades propostas podem realmente mudar a perspectiva que os estudantes têm sobre a universidade e a formação acadêmica. Além disso, instigam o jovem a refletir sobre sua participação na construção de uma sociedade melhor”, explica Edmilson Motta, coordenador geral do Colégio Etapa.
Evento inédito no Brasil
O SigmaCamp é um programa científico imersivo em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) criado nos Estados Unidos em 2012. Tem como principal propósito despertar a curiosidade entre os alunos sobre a investigação científica e o desenvolvimento de novas tecnologias, além de proporcionar atividades intelectualmente desafiadoras.
Apesar de ser bastante tradicional no país de origem, essa é a primeira vez que ele ocorre em outro local. “Esse evento já acontece há muitos anos nos Estados Unidos, faz parte da cultura norte-americana. Eu acredito que é extremamente importante o Brasil começar a realizar esse tipo de programa e espero que o Etapa SigmaCamp seja um modelo que permita que muitos outros acampamentos como esse apareçam”, ressalta Ana Carolina de Mattos Zeri, pesquisadora e professora no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
O Colégio Etapa foi escolhido como sede do evento por sua ampla infraestrutura, que dispõe de equipamentos modernos e laboratórios completos, e pela qualidade dos professores. Além disso, é reconhecido internacionalmente por seus resultados excepcionais em olimpíadas científicas e pelas aprovações de seus alunos nas melhores universidades do mundo.
Na primeira edição realizada no Brasil, o evento reuniu professores, mestres e doutores, de instituições como Brookhaven National Lab, ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, Fundação Getulio Vargas (FGV), Harvard University, Ilum Escola de Ciência - CNPEM, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Massachusetts Institute of Technology (MIT), Princeton University, Stanford University, Stony Brook University, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), University of Southern California, University of Toronto e Yale University.
“O Etapa SigmaCamp está totalmente alinhado com a visão de ensino do Grupo Etapa Educacional. Poder proporcionar aos estudantes esse conhecimento de altíssima qualidade e conectá-los a profissionais super capacitados é algo que faz parte do sonho dos nossos fundadores. Participar da realização desse evento inédito no país nos orgulha e mostra o impacto que nós queremos ter na educação brasileira”, complementa Motta.
A segunda edição do Etapa SigmaCamp já tem data marcada: de 11 a 18 de janeiro de 2025. Os estudantes brasileiros poderão viver experiências únicas em diferentes áreas do conhecimento e com imersão na língua inglesa. As inscrições serão abertas ainda em 2024 no site do evento.
Importância do Etapa SigmaCamp
O evento oferece aos estudantes uma oportunidade única de aprender Ciências e Matemática com cientistas profissionais, além de discutir ideias com os docentes fora da sala de aula. Por meio dos cursos e palestras, os jovens também podem observar a interdependência entre as disciplinas de Astronomia, Biologia, Ciência da Computação, Física, Matemática, Neurociência, Química e Robótica.
“O SigmaCamp é organizado com o intuito de maximizar as interações dos alunos com os cientistas e pesquisadores para que eles possam compreender como a Ciência é feita e como os cientistas falam e pensam”, afirma Helmut H. Strey, professor adjunto do Departamento de Engenharia Biomédica da Stony Brook University.
A programação do evento também incluiu workshops com professores e profissionais renomados da área, dando aos estudantes a oportunidade de manusear equipamentos e materiais especiais. Outra atividade realizada durante o SigmaCamp foi a visita ao acelerador de partículas Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura de pesquisa já construída no Brasil.
Além disso, os participantes tiveram a chance de conhecer pessoas de diferentes localidades que pensam de uma forma semelhante à sua. “O SigmaCamp reúne três gerações para discutir Ciências: alunos, orientadores e professores. Isso ressalta a importância do evento, que engloba uma rede de pessoas que entendem o valor da Ciência”, reforça Elena Yakubovskaya, cientista pesquisadora da Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Stony Brook University.
O que dizem os participantes
Os alunos do Etapa SigmaCamp têm a oportunidade de interagir com pesquisadores de ponta nas suas áreas e ter um contato próximo com eles. Assim, podem entender um pouco do que eles fazem, conhecer a Ciência que é feita nesse momento e, eventualmente, começar a gostar de uma disciplina que não se interessava e levá-la para o resto da vida.
Krerley Irraciel Martins de Oliveira Professor titular da Universidade Federal de Alagoas
O Etapa SigmaCamp é muito importante para a Ciência no Brasil. Diversos estudantes são curiosos em relação a questões científicas, mas muitas vezes não têm um ambiente propício para explorar essa curiosidade. E é exatamente isso que o evento se propõe a fazer: ajudar a sanar certas dúvidas e instigar cada vez mais essas mentes curiosas.
Gabriela Frajtag Counselor e teacher assistant do Etapa SigmaCamp
A programação do Etapa SigmaCamp proporciona uma experiência muito ampla. Você conhece profissionais com alto conhecimento para compartilhar e apaixonados pelo que fazem, o que nos inspira bastante. As atividades práticas também foram sensacionais. Esse tipo de evento tem muito peso no currículo acadêmico e pode contribuir com meu futuro.
Laura Passoni Estudante
Eu amei participar do Etapa SigmaCamp. Foi uma experiência diferente de tudo que eu imaginava. Antes de começar as atividades, já tinha uma expectativa de que seria um evento no qual iria aprender bastante e conhecer muitas pessoas, mas a estrutura do SigmaCamp me surpreendeu por ser muito mais interativa do que o esperado.
Maria Luiza Queiroz Estudante
O Etapa SigmaCamp foi bem divertido. Vivenciei muitas experiências novas e também pude conhecer pessoas de diferentes lugares. O conteúdo ensinado nos cursos e nas palestras era mais profundo do que aquele ensinado na escola. Isso sem falar que treinar o inglês ao longo do evento pode trazer benefícios para meu futuro.
Matheus Souza Orofino Estudante