Cerca de 500 alunos das unidades do Colégio Etapa de São Paulo e de Valinhos participaram da solenidade de premiação do Canguru de Matemática, cuja prova foi aplicada em março deste ano. Com a proposta de divertir, desafiar e propor novas descobertas aos alunos que se identificam com a disciplina, o concurso é realizado no Colégio desde 2009.
“Em 2018, percebemos um aumento no índice de adesão dos alunos, principalmente do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II”, comenta Regis Barbosa, coordenador de Olimpíadas de Matemática do Etapa. “Muitas vezes, ao participar do Canguru o aluno descobre que tem aptidão para fazer esse tipo de prova e, a partir disso, inicia a trajetória em competições estudantis”, ressalta.
No Canguru de Matemática, existem seis níveis de competição. No Pré-Ecolier (alunos do 3º e do 4º ano do Fundamental) e Ecolier (alunos do 5º e do 6º ano do Fundamental), a prova contém 24 questões e vale 120 pontos.
Há também os níveis Benjamin (alunos do 7º e do 8º ano do Fundamental), Cadet (alunos do 9º ano do Fundamental); Junior (alunos da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio); e Student (alunos da 3ª série do Ensino Médio). Para os alunos a partir do Nível Benjamin, a prova contém 30 questões e vale 150 pontos.
“Provas como a do Canguru de Matemática são importantes, porque representam o primeiro passo para os alunos que pretendem participar de olimpíadas de Exatas”, adiciona Luiz Henrique Yuji Delgado Oda, aluno da 1ª série do Ensino Médio e medalhista de ouro no Canguru 2018.