Quatro equipes do Colégio Etapa foram premiadas no International Young Physicists' Tournament (IYPT) Brasil, realizado entre os dias 8 e 10 de março, em São Paulo.
Os times "Baurus Relativísticos" (3º lugar), "Back to the Physics" (5º lugar) e "Feiticeiros de Waverly Planck" (7º lugar) conquistaram medalhas de prata. Já a equipe "Não Sabemos Ainda" (8º lugar), garantiu uma medalha de bronze.
Além das medalhas, as equipes que terminaram o torneio como 3º e 5º colocados também poderão enviar um aluno cada uma para o IYPT Internacional, que ocorrerá em julho, na cidade de Varsóvia, capital da Polônia.
"As quatro equipes do Colégio Etapa que participaram do IYPT foram premiadas e todas elas ficaram entre as 10 primeiras colocadas. Esse resultado mostra o empenho dos alunos e a excelência dos treinos olímpicos oferecidos pelo Etapa", comenta Bruno Albuquerque, professor de Física do Colégio Etapa São Paulo.
A professora de Física do Colégio Etapa Valinhos, Tatyana Stankevicius, também ressalta o resultado dos alunos: "Geralmente, o 7º lugar no IYPT ganha a medalha de bronze, porém, a equipe ´Feiticeiros de Waverly Planck´ ficou com menos de meio ponto abaixo da nota que garantiu a 5ª colocação e, por isso, também recebeu a medalha prateada", explica.
O aluno Vinicius Ventura Andreossi, 17 anos, integrante da equipe "Baurus Relativísticos", já participou de outras olimpíadas de Física e Robótica, mas destaca sua preferência pelo IYPT. "Esse torneio é o que eu mais me empenhei desde que comecei a competir. Ele é muito interessante, pois leva em conta múltiplas habilidades, como liderança, conhecimento teórico e experimental, além de oratória e pesquisas aprofundadas em Física", diz.
"O maior desafio dessa competição é estudar métodos avançados para a resolução dos problemas de Física, com conteúdos que vão além daqueles cobrados no vestibular. Mas isso é gratificante para quem, assim como eu, gosta dessa disciplina", explica Gabriel Quintas Rippel, 16 anos, integrante da equipe "Feiticeiros de Waverly Planck". "O momento da premiação é indescritível, pois é quando você percebe que todo o seu esforço valeu a pena", completa Rippel.
O IYPT Brasil ocorre desde 2004, quando o Brasil passou a participar da competição. A fase nacional do torneio aceita equipes de três a cinco estudantes do Ensino Médio. O objetivo é resolver problemas predefinidos de forma teórica e experimental, realizar pesquisas e participar de debates.
O grupo brasileiro que disputará a fase internacional do IYPT 2019 será formado por um estudante de cada uma das cinco equipes melhores classificadas no IYPT Brasil, incluindo dois alunos do Colégio Etapa.