O Colégio Etapa realizou mais uma edição da palestra “O Desafio de Prestar Vestibular”, que ocorreu em dois dias: 8 de março, para pais e alunos da unidade Vila Mariana; e 17 de março, para a unidade Valinhos.
Apresentado por Edmilson Motta, coordenador-geral do Colégio Etapa, o evento teve o intuito de fornecer informações sobre os principais vestibulares brasileiros e, ainda, oferecer dicas para as famílias apoiarem os filhos nessa fase tão desafiadora.
Motta esclarece que a grade curricular da 3ª série do Ensino Médio prioriza a revisão dos conteúdos, de modo que os alunos recebem apostilas para relembrar os tópicos mais cobrados pelos exames e para praticar a resolução das questões.
“Geralmente, as matérias mais decisivas para a aprovação em cada carreira são justamente aquelas que fogem ao perfil dos candidatos. Em Engenharia, por exemplo, a segunda fase cobra conhecimentos mais profundos de Ciências Exatas, contudo, a disciplina determinante para a aprovação nesse curso é Português”, explica.
“Por isso, o estudante não pode se dedicar apenas às matérias com as quais tem mais facilidade. É necessário se preparar ainda mais para nivelar os conhecimentos em todas as disciplinas, mesmo nos tópicos mais difíceis, e é isso que nós fazemos no Etapa. Os alunos recebem orientação constante para alcançar um aprendizado equilibrado e multidisciplinar”, afirma.
O coordenador do Colégio Etapa destaca, ainda, que os candidatos não devem se basear apenas na nota de corte para ter um bom desempenho nos vestibulares, que ficam mais concorridos a cada ano.
“Na última edição da Fuvest, a nota de corte do curso de Direito foi 62. No entanto, a média de acertos dos candidatos aprovados foi superior a 67. Isso significa que o estudante que se esforça para alcançar apenas a nota de corte corre um sério risco de não ser aprovado no exame”, alerta Motta.
“Por isso, quanto mais alta for a nota obtida na primeira fase, melhor. No caso das carreiras mais concorridas, exceto Medicina, os candidatos aprovados costumam ter uma nota 10% maior que o corte”, destaca.
A orientadora educacional Maria da Glória Pires, do Colégio Etapa Vila Mariana, ressalta que o Etapa oferece uma estrutura pedagógica completa para a preparação. “Os alunos contam com plantões de dúvidas presenciais e on-line, oficinas de redação e, além das disciplinas da grade regular, há também as aulas voltadas à compreensão das obras obrigatórias exigidas pela Fuvest e pela Unicamp”, afirma.
Além disso, ela destaca o papel das famílias durante esse período, a fim de garantir que o aluno mantenha sua rotina de estudos. “É muito importante que os pais e familiares se certifiquem de que seus filhos estão conseguindo conciliar os períodos de estudo, descanso e lazer, para que uma atividade não comprometa a evolução de outra”, conclui.