Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Histórias para inspirar: Daniel Ferro Moreira

Escrito por Colégio Etapa | 18/04/2023 12:14:46

Aprovado nas três maiores universidades paulistas, Daniel Ferro Moreira fala sobre o instante em que um de seus maiores sonhos se tornou realidade. “Quando chegou a hora da divulgação do resultado, meus pais e eu acessamos o site — cada um em um dispositivo. Fui o primeiro a encontrar o meu nome na lista, então comecei a gritar, e todo mundo me abraçou. Esse momento foi muito especial”, recorda.

“Saber que fui aprovado para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica de instituições renomadas fez com que eu entendesse que tudo é possível e que o esforço que fiz ao longo do Ensino Médio valeu a pena”, afirma o calouro da Universidade de São Paulo (USP).

 

Experiência no Etapa

A jornada de Daniel no Colégio começou no 6º ano do Ensino Fundamental, com o Desafio Etapa. “No início, eu não sabia o que pensar, pois a dinâmica era diferente da que existia na minha antiga escola. Contudo, eu logo entendi que, além de oferecer uma preparação forte, o Etapa proporciona um ambiente bastante acolhedor. Os professores e os outros alunos me receberam muito bem”, conta.
“As atividades extracurriculares são um dos recursos mais legais oferecidos pelo Colégio Etapa. As aulas de preparação para olimpíadas do conhecimento foram muito importantes para a minha trajetória. Eu participei de competições de Ciências, Física, Matemática e Robótica, e isso fez com que eu me aprofundasse em diversos conteúdos e me tornasse mais resistente a provas extensas”, explica o jovem.

 

Preparação para os exames

Daniel destaca o material didático do Etapa como uma ferramenta que o auxiliou durante o período pré-vestibular. “Nas semanas que antecedem os principais exames, o Colégio disponibiliza apostilas específicas para esses vestibulares, permitindo que os alunos conheçam bem o estilo das provas. Por apresentar diversos exercícios dissertativos, esse material é muito útil para as segundas fases”, conta.

Apesar de ter se dedicado a todas as disciplinas, a evolução de Daniel em redação foi fundamental para que ele conquistasse suas aprovações. “No início do Ensino Médio, as notas dos meus textos giravam em torno de 700. Isso persistiu até o momento em que entendi a importância desse tópico para os vestibulares e decidi analisar meus erros”, relembra.

“Eu passei a utilizar os recursos oferecidos pelo Etapa para entender as dificuldades que eu tinha e superá-las. Com isso, as minhas notas começaram a melhorar. No Enem, consegui alcançar 960 pontos na redação, o que é algo que me deixa muito orgulhoso”, conclui.