Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aprovações Internacionais 2018: Christian Douglas Sales Garcia

Escrito por Colégio Etapa | 16/08/2018 11:00:00

Grinnell College, Quinnipiac University, Stony Brook University e Vassar College.

Cristian Douglas Sales Garcia, 17 anos, pensou pela primeira vez em aplicar para uma universidade fora do Brasil quando ainda estava no Ensino Fundamental II, influenciado por um amigo que já havia decidido estudar no exterior. “Ter alguém próximo a mim passando por isso aumentou o meu entusiasmo. Cada vez que pesquisava, encontrava mais razões para estudar fora do país, como a excelência acadêmica dos cursos, a convivência com pessoas diferentes e até a possibilidade de cursar disciplinas pelas quais eu me interesso, mas que não são diretamente ligadas à minha área de estudos”, diz.

Com o apoio da família, Cristian mudou para o Colégio Etapa em 2015, no primeiro ano do Ensino Médio, para se preparar para o application, como é chamado o processo de seleção para as universidades internacionais. “No Etapa eu tive todo o apoio acadêmico, psicológico e a orientação do Setor Internacional, que foi decisiva nesse processo”, afirma.

A aptidão natural de Cristian para diferentes atividades foi um ponto forte no seu application.“As minhas disciplinas preferidas são as de Exatas: fiz aulas extracurriculares de Física, de Cálculo e de Robótica. Mas também adoro teatro – praticava no CRIA* e fora do Colégio. Também participei das aulas de Empreendedorismo e Finanças e integrei o time de vôlei. Fora do Etapa faço trabalhos voluntários”, conta.

Com interesses tão diversos, Cristian se candidatou a vagas em “Liberal Arts” – instituições em que o aluno tem a possibilidade de cursar matérias que não tenham relação direta com a área da graduação escolhida – e em universidades que ele acredita ter um currículo mais amplo. No final, foi aprovado na Grinnell College, Quinnipiac University, Stony Brook University e Vassar College.

Na Grinnell College, ele pretende fazer o programa de Pré-Engenharia. “Esse curso é um dos melhores meios de experimentar o ambiente de uma faculdade menor como ela que é mais focada em interdisciplinaridade, e de uma universidade que geralmente é maior e mais voltada para pesquisas como, por exemplo, Columbia. Na Grinnell, eu poderei fazer uma graduação em Biologia e, em seguida, me candidatar a transferência para uma instituição parceira como a Columbia University ou a Caltech, onde poderei cursar Engenharia, concluindo a graduação com um diploma de Bioengenharia”, explica.

Até o início das aulas em agosto, a expectativa de Cristian é aproveitar tudo o que a experiência promete. “Espero que o curso seja realmente inovador, pois esse foi um dos motivos pelo qual o escolhi. Além disso, eu pretendo utilizar bastante os laboratórios, associar prática à teoria, o que eu considero fundamental para um bom aproveitamento dos estudos”, comenta. Depois que concluir a graduação, ele tem planos de voltar para o Brasil e trabalhar com pesquisa na área de Biotecnologia.

 

*Capacitação para Resultados Internacionais em Artes (CRIA) é um projeto que envolve diversas atividades artísticas como escrita criativa, música, teatro, desenho e dança, para alunos que precisam montar um portfólio para aplicações internacionais.