O Curso Etapa realizou mais uma palestra do Ciclo Etapa de Orientação Profissional (CEOP) no dia 6 de julho. O evento ocorreu na modalidade híbrida e contou com a presença de Cinthia Toledo, apresentadora e repórter da Rede Globo, que falou sobre o curso e a carreira de Jornalismo.
Ela abordou a própria trajetória na área, desde a escolha da profissão até a formação na universidade e, ainda, contou detalhes da rotina de trabalho na TV.
“Geralmente, são pessoas muito curiosas e interessadas em aprender coisas novas. Ter esse traço de personalidade é útil para abordar diferentes assuntos no trabalho. Muitas vezes, o processo de apuração exige que o jornalista estude por conta própria”, explica.
Ser adaptável e não se apegar à rotina também são fatores que contribuem para o sucesso nessa área. “O meu dia a dia, por exemplo, é bem diferente do considerado ‘normal’: eu acordo à 1h30, e às 2h já estou na redação, porque o jornal que apresento começa às 4h”, conta.
De acordo com Toledo, no Jornalismo existem dois tipos de pauta: os fatos relevantes, que as redações distribuem aos repórteres, e as sugestões dos profissionais. “Normalmente, as histórias propostas pelo próprio jornalista são as mais prazerosas de apurar, e os diretores apreciam quando sugerimos novas abordagens”, afirma. Para exemplificar, ela reproduziu algumas matérias das quais se orgulha e que nasceram de sugestões.
A jornalista também destacou o papel que as redes sociais exercem nesse processo, pois elas revelam as demandas do público. “Embora sejam uma espécie de ‘concorrente’ dos veículos midiáticos, em alguns momentos, ambos podem trabalhar juntos”, comenta.
Toledo revela que o Jornalismo também apresenta aspectos muito desafiadores: “As redações estão cada vez mais enxutas, o que gera um volume considerável de trabalho aos jornalistas contratados. Somado a isso, a remuneração relativamente baixa também faz parte da realidade da profissão, por isso, é preciso ter muito amor pela área”, afirma.
Contudo, a jornalista oferece soluções para contornar esses desafios: “As atividades de comunicação nas empresas estão em crescimento e esse mercado oferece muitas oportunidades aos jovens profissionais. Outra possibilidade é especializar-se em um nicho em vez de trabalhar de forma mais generalista”, sugere.