Alunos do Colégio Etapa receberam mais de 600 medalhas no Canguru de Matemática 2022, uma das maiores competições do mundo dessa disciplina. As provas foram aplicadas em março deste ano, enquanto as cerimônias de premiação ocorreram em datas escolhidas pelas escolas – no caso do Colégio Etapa, alunos e familiares se reuniram em solenidades realizadas nos dias 5, 22, 23 e 30 de setembro.
No total, os alunos das unidades Valinhos, Vila Mariana e Vila Mascote receberam 609 premiações no torneio, sendo 173 medalhas de ouro, 190 de prata, 143 de bronze e 103 menções honrosas.
“Os resultados dos nossos alunos no Canguru refletem a solidez da formação em Matemática oferecida pela escola. Considerando que muitos deles não participam de treinamentos voltados às olimpíadas científicas, o conhecimento adquirido em sala de aula contribuiu de forma significativa para essa conquista”, afirma Régis Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.
O Canguru de Matemática é um concurso internacional, disputado anualmente por mais de 6 milhões de alunos em 80 países. A primeira edição do torneio ocorreu em 1991, na França, por iniciativa de professores que pretendiam divulgar, incentivar, ampliar e contribuir para o ensino e a prática da Matemática em todo o mundo.
O torneio se divide em seis níveis:
Todas as provas têm duração de 1h40min e contam com questões objetivas, classificadas em três graus de dificuldade: fácil, médio e difícil. Para os níveis P e E, as provas contêm 24 testes e, para os demais níveis, 30.
Embora seja uma competição de abrangência internacional, o Canguru é disputado nacionalmente. O Colégio Etapa participa do concurso desde 2009 – o mesmo ano em que o torneio chegou ao Brasil.
“O desempenho dos nossos alunos melhora a cada ano, e é muito satisfatório observar essa evolução. Em média, uma pequena parcela dos estudantes brasileiros são premiados no Canguru e, ao analisar individualmente o desempenho do Etapa, observamos que mais de 50% dos nossos alunos recebem medalhas”, destaca Barbosa.