A Camerata Fukuda, uma das mais importantes orquestras de câmara do país, realizou um concerto na Sala São Paulo, no dia 7 de setembro. O acontecimento celebrou os 30 anos de parceria com o Grupo Etapa. Esta parceria tem como um de seus propósitos importantes ampliar o universo cultural dos estudantes por meio da música.
“A música traz aprendizados muito valiosos para a formação do estudante: por meio dela, desenvolve-se a disciplina e o entendimento que o esforço é necessário para que um bom espetáculo aconteça. Esta é a grande recompensa do trabalho musical” destaca o Regente Titular da Camerata Fukuda, o maestro Celso Antunes.
O concerto contou com a participação do Coral Etapa, formado por alunos do Ensino Médio do Colégio, sob a regência do maestro Rafael Barrera. Essa foi a primeira vez que o grupo se apresentou na Sala São Paulo.
“A experiência de cantar lá superou todas as minhas expectativas. A imponência do espaço, que já recebeu tantos artistas ilustres, como os da Camerata, e a oportunidade que tivemos de cantar ao lado de músicos profissionais nos trouxe amadurecimento e outras lições que levaremos para a vida”, relembra a integrante do Coral Etapa, Victoria Lin.
Arranjos de Marcos Scheffel para Coro e Orquestra de cordas.
Participação especial: Coral Etapa
Regente: Rafael Barrera
I. Rosa amarela
II. Nesta rua
III. Fui no Itororó
IV. Samba Lelê
2) Astor Piazzolla (1921-1992)
Night Club para Violino, Piano e Orquestra de Câmara
Arranjo de Alejandro Drago
Solistas:
Guido Sant’Anna, violino
Cecilia Moita, piano
Intervalo
3) Joseph Haydn (1732-1809)
Concerto para violino nº 1 em Dó Maior
Solista: Elisa Fukuda, violino
I. Allegro moderato
II. Adagio
III. Finale – Presto
4) Igor Stravinsky (1882-1971)
Apollon Musagète (Apolo, condutor das Musas)
Primeiro Quadro:
Prólogo: O nascimento de Apolo
Segundo Quadro:
Variação de Apolo
Pas d’action (Apolo e as três Musas)
Variação de Calíope
Variação de Polímnia
Variação de Terpsícore
Segunda Variação de Apolo
Pas de deux
Coda
Apoteose
Fundada em 1988, pela violinista Elisa Fukuda e pelo maestro titular Celso Antunes, a Camerata Fukuda é reconhecida pelo nível técnico e artístico de seus integrantes.
Nos últimos anos, o repertório da orquestra incluiu canções de grandes compositores: Johann Sebastian Bach, Astor Piazzolla, Antonín Dvořák, Piotr Ilitch Tchaikovski, Wolfgang Amadeus Mozart, Heitor Villa-Lobos, entre outros, em apresentações que foram aclamadas pela crítica especializada e pelos apaixonados pela música clássica.