Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aprovações Internacionais 2018: Caio Augusto Cruz Araújo

Escrito por Colégio Etapa | 14/06/2018 11:00:00

Carnegie Mellon University (CMU), Northwestern University, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), Santa Clara University, Tufts University, University of California (UC) Davis, UC Santa Barbara, UC Santa Cruz, UC San Diego e University of Southern California (USC).

Caio Augusto Cruz Araújo, 18 anos, iniciou os estudos no Colégio Etapa em 2011, ainda no Ensino Fundamental II, após conquistar uma bolsa de estudos no Desafio Etapa e motivado pela excelência acadêmica da escola. “Meu pai me incentivou a estudar fora desde que eu era criança. Eu cresci ouvindo que as universidades do exterior eram incríveis e que lá existiam mais oportunidades. Então, em algum momento, esse passou a ser um sonho e, quando descobri o apoio do Etapa para alunos que queriam estudar no exterior, tornou-se uma meta”, conta.

“O Setor Internacional do Etapa me ajudou bastante a identificar instituições que tinham a ver comigo e também a encontrar um tema para o meu Personal Statement que, provavelmente, é a essay* mais importante do processo”, relembra Caio.

Apaixonado pelas disciplinas de exatas, ele participou de quase todas as atividades extracurriculares relacionadas com essa área oferecidas pelo colégio e conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em olimpíadas nacionais de matemática e informática. Ao mesmo tempo, aproveitou os anos de Etapa para exercitar o aprendizado em outras áreas como, por exemplo, estudos humanísticos, estudos narrativos e até dança.

Fora do ambiente escolar, Caio ainda encontrava tempo e disposição para atuar como instrutor voluntário para criação de aplicativos em um curso de empreendedorismo e tecnologia para alunos e professores de escolas públicas. Agora que já concluiu o Ensino Médio, além de ser voluntário, ele estagia na área de TI na consultoria social que organiza esses cursos.

“Acredito que todas as atividades extracurriculares das quais participei dentro e fora da escola ajudaram a mostrar que eu tenho diferentes interesses e aptidões. Isso foi muito importante, porque todas as universidades pelas quais me interessei valorizavam a interdisciplinaridade nos estudos”, destaca Caio.

 

 

Aprovado em dez universidades americanas, Caio pretende cursar Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação na Carnegie Mellon University (CMU) – uma das universidades americanas mais conceituadas na área de tecnologia. “Ser aprovado foi muito gratificante, foi como se todo o meu esforço tivesse sido recompensado. Escolhi Engenharia da Computação, pois acredito que o futuro da humanidade depende dessa área. Mas também quero complementar os meus estudos com cursos paralelos de história, por exemplo, por acreditar que só ela permite entender como os eventos e as suas consequências se relacionam”, explica.

No Brasil, Caio também foi aprovado nos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia da Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Engenharia da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Enquanto aguarda o início das aulas, em agosto de 2018, Caio já faz planos para quando concluir a graduação. “Pretendo trabalhar em uma consultoria ou em alguma empresa de tecnologia para adquirir conhecimento do mercado e experiência. Eventualmente, gostaria de trabalhar em uma companhia que integre educação e tecnologia ou até ter a minha própria empresa com o objetivo de aumentar o alcance da educação de qualidade no Brasil e no mundo”, revela.

 

*Essays: redações obrigatórias no processo seletivo norte-americano.