Bernardo Peruzzo Trevizan e Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, alunos do Colégio Etapa, conquistaram medalhas de bronze na 11ª Romanian Master of Mathematics (RMM), que ocorreu entre os dias 20 e 24 de fevereiro, em Bucareste, capital da Romênia.
“O maior desafio enfrentado pelos alunos na RMM é que se trata de uma competição entre os países com melhor desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), o torneio de matemática mais importante do mundo. Por isso, praticamente todos os alunos são de alto nível e a prova é muito exigente”, explica o coordenador de Olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa, Régis Prado Barbosa.
A equipe que representou o Brasil na RMM teve como um dos líderes o ex-aluno do Colégio Etapa, Gustavo Lisboa Empinotti, graduado em Matemática pela Stanford University, nos Estados Unidos, e um dos responsáveis pelos treinamentos para olimpíadas no Colégio Etapa.
“Eu participei da RMM duas vezes como aluno competidor e foi muito interessante voltar agora como líder de equipe. Eu pude entender melhor a organização da olimpíada, interagir com os líderes de outros países e trazer novos conhecimentos e ideias para os treinamentos”, diz.
Sobre o desempenho dos alunos do Etapa, Empinotti afirma: “Eu percebo que eles estão em um nível bastante alto, com potencial para conquistarem outros resultados importantes em olimpíadas e na carreira que escolherem”.
A Romanian Masters of Mathematics (RMM) é organizada desde 2007 e consiste em duas provas teóricas.
Os brasileiros participantes da 11ª edição do torneio foram escolhidos dentre os medalhistas da OBM 2018, durante a Semana Olímpica, realizada em Anápolis (GO), entre os dias 20 e 26 de janeiro.
Ao todo, a equipe brasileira formada por quatro estudantes conquistou três medalhas de bronze e uma menção honrosa. Com esse resultado, o Brasil ficou à frente de 10 das 24 delegações participantes da RMM e encerrou a competição na 14ª posição geral.
Participante da Romanian Master of Mathematics pela segunda vez consecutiva, Bernardo Peruzzo Trevizan, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Etapa, utilizou a experiência de outras competições para se manter calmo. “Eu me concentrei em dar o meu melhor e fiquei muito contente com o meu desempenho: resolvi três problemas completos e consegui fazer bons avanços nos outros três”, diz.
A primeira participação de Bernardo em olimpíadas ocorreu em 2013, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), quando ainda morava no Rio Grande do Sul e cursava o 6º ano do Ensino Fundamental.
Desde então, Bernardo conquistou diversas medalhas, dentre elas: ouro na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em 2016; ouro na Olimpíada de Matemática do Cone Sul, em 2017; bronze na Romanian Master of Mathematics, em 2018; e bronze na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em 2018.
“O conteúdo que estudamos para as competições de Matemática é totalmente diferente daquele aprendido nas aulas. Isso é muito interessante, pois para resolver os problemas não é preciso aplicar uma fórmula e achar a resposta certa. O intuito é usar o raciocínio lógico e a criatividade para mostrar como chegar a uma resposta possível”, afirma Trevizan.
Pedro Lucas Lanaro Sponchiado transferiu os estudos da antiga escola, no interior de São Paulo, para o Colégio Etapa, em 2016, com o intuito de aproveitar a tradição do Colégio em olimpíadas e em aprovações internacionais.
“Os treinamentos para olimpíadas do Etapa incluem aulas com professores especialistas, simulados e tutoriais. Mas, para mim, o mais eficaz é a oportunidade de me reunir com outros alunos, que também amam a Matemática, pois trocamos conhecimento e evoluímos juntos”, explica.
Além de um extenso histórico de medalhas em olimpíadas de Matemática, Física e Informática, incluindo um ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em 2018; recentemente Sponchiado foi aprovado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerada uma das melhores universidades do mundo.