Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aprovações Internacionais 2019: Beatriz Tesseroli Sano

Escrito por Colégio Etapa | 18/07/2019 11:00:00

Babson College, Boston University, Northeastern University, University of Notre Dame e University of Virginia

Beatriz Tesseroli Sano, 18 anos, decidiu estudar no exterior enquanto ainda cursava o Ensino Fundamental. “Quando entrei no Etapa, no sétimo ano, participei de uma palestra que apresentava o colégio, as atividades extracurriculares e as possibilidades de estudo no exterior. Me encantei com a ideia de ir para uma instituição de ensino internacional e, com o apoio da minha família, me dediquei integralmente a esse projeto durante o Ensino Médio”, diz a aluna, que optou por não prestar vestibular para as universidades brasileiras.

“Acredito que fui beneficiada pelo reconhecimento que o Etapa tem fora do Brasil, pois as universidades sabem o que esperar dos alunos que se formam aqui. Além disso, a equipe do Setor Internacional ofereceu todo o apoio para que eu pudesse escolher os melhores cursos na minha área de interesse e também me orientou na produção das essays¹, que se destacaram entre os textos dos demais candidatos”, afirma a jovem, que cursará Business na University of Notre Dame em 2019.

 

 

Para Beatriz, participar das atividades extracurriculares mesmo quando o tempo era escasso foi decisivo para o seu application², pois essa é a melhor forma do aluno expressar os seus interesses e aptidões para as universidades.

Entre as atividades extraclasse, ela destaca as aulas preparatórias para as olímpiadas de Astronomia, Física, Geografia e Matemática que a ajudaram a conquistar dez medalhas e uma menção honrosa: Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) - medalha de prata em 2013 e em 2015; Canguru Sem Fronteiras - medalha de prata em 2017 e de bronze em 2014 e em 2018; Olimpíada Paulista de Física (OPF) - medalha de bronze em 2014; Olimpíada Brasileira de Física (OBF) - menção honrosa em 2015; Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) - medalha de prata em 2017 e medalha de bronze em 2018; Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) - medalha de prata em 2017 e medalha de ouro em 2018.

Em paralelo ao Ensino Médio, Beatriz também se dedicou ao Apoio Olímpico ao Estudante (Apole), trabalho voluntário em que os alunos do Etapa oferecem aos jovens da rede pública treinamento para as competições estudantis.

“Comecei como auxiliar de sala do Apole e fui promovida algumas vezes até chegar ao cargo de coordenadora, que foi muito desafiador. Eu precisava liderar os alunos voluntários, manter o bom relacionamento com a direção da escola e responder por outras atividades operacionais, como a tesouraria, por exemplo. Acredito que essa experiência também contribuiu para o application”, relembra.

Depois de conquistar a tão sonhada aprovação, Beatriz comemora e faz planos. “É uma sensação maravilhosa de missão cumprida. Depois que terminar a graduação, eu pretendo me especializar em Empreendedorismo ou em Negócios Familiares para ajudar na gestão da vinícola da família do meu pai”, conta. 

 

¹Essays: redações obrigatórias no processo seletivo das instituições de ensino superior norte-americanas.

²Application: processo de seleção para as universidades internacionais.