Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aprovações Internacionais 2018: André Costa Nascimento

Escrito por Colégio Etapa | 26/07/2018 11:00:00

Carnegie Mellon University

Apaixonado por games, André Costa Nascimento, 18 anos, sabia desde muito cedo que gostaria de passar a vida toda cercado por tecnologia. “Conforme fui conhecendo melhor os meus interesses e decidi pela área da computação, percebi que estudar nos Estados Unidos poderia ser muito mais vantajoso, pois a maior parte das inovações tecnológicas surgem dentro das universidades americanas”, lembra.

Decidido a estudar fora, André mudou para o Colégio Etapa no primeiro ano do ensino médio e logo iniciou a preparação para o processo seletivo das universidades internacionais. “Como eu comecei cedo, não foi tão intenso, com exceção dos três meses finais quando tive que pedir cartas de recomendação, escrever essays (redações obrigatórias no processo seletivo norte-americano) e preencher formulários”, lembra.

Para André, participar das atividades extracurriculares mesmo quando o tempo era escasso foi decisivo no processo de aplicação, pois essa é a melhor forma do aluno expressar os seus interesses e aptidões para as universidades.

Além do currículo acadêmico, André lembra que o candidato a uma vaga nas instituições norte-americanas também precisa demonstrar nas “essays” como é o seu desempenho em outras áreas da vida. “Eu falei bastante sobre a minha atuação na ONG Cidadão Pró-Mundo, onde dei aulas de inglês e ajudei a melhorar alguns processos operacionais da área de TI. Isso demonstrou que me importo com questões sociais, entendo de programação e sei como aplicar o meu conhecimento no dia a dia”, exemplifica.

“O Setor Internacional do Etapa ajudou a garantir que eu estava indo na direção correta no que diz respeito às minhas atividades extracurriculares, nos processos de aplicação para os programas de verão no exterior e para a graduação fora do país”, destaca.

André prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o vestibular da Unicamp, no qual foi aprovado na primeira fase, além de ter planejado participar da seleção de mais 12 universidades no exterior, mas interrompeu todos esses processos depois que soube da aprovação na Carnegie Mellon University (CMU), na modalidade Early Decision**, na qual o aluno se compromete a efetuar a matrícula caso seja admitido.

 

 

Carnegie Mellon University

“A sensação de ser aprovado na instituição que escolhi é ótima! Tenho certeza que na CMU eu realmente poderei explorar tudo o que eu gostaria. As minhas expectativas são: conseguir uma boa base na Ciência da Computação, mas também evoluir na Matemática e na Física. Estou ansioso para me envolver com produção de jogos nos clubes da universidade e para estudar Computação Gráfica”, comemora.

“Sonho em participar de projetos envolvendo tecnologia de ponta nos laboratórios de pesquisa da CMU, fazer uma pós-graduação e, possivelmente, trabalhar nos Estados Unidos”, conclui.

*Essays: redações obrigatórias no processo seletivo norte-americano.
**O Early Admission é um processo de admissão realizado exclusivamente pelas universidades americanas antes do período regular, geralmente no mês de novembro. São duas as modalidades de Early Admission: Early Decision, na qual o aluno se compromete a efetuar a matrícula caso seja admitido; e Early Action, em que é possível participar do processo de admissão de várias instituições sem se comprometer a efetuar a matrícula em uma delas.