Os alunos do Colégio Etapa Bernardo Peruzzo Trevizan e Lucas Hiroshi Hanke Harada conquistaram medalha de bronze e menção honrosa, respectivamente, na 10th Romanian Master of Mathematics (RMM), que ocorreu na cidade de Bucareste, na Romênia.
Essa foi a primeira vez que Bernardo Peruzzo Trevizan, da 2ª série do Ensino Médio, participou do evento. Ao final da competição, ele ficou na 32ª colocação geral com a segunda melhor pontuação entre os medalhistas de bronze. “A preparação para as competições estudantis de matemática me deu autonomia na vida e nos estudos, além ter proporcionado novas amizades e me levado a conhecer lugares diferentes”, conta Trevizan.
Já Lucas Hiroshi Hanke Harada, que concluiu a 3ª série do Ensino Médio em 2017, foi ao evento pela segunda vez. “Em 2014, entrei no site do Colégio Etapa e vi uma propaganda da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), foi então que eu percebi uma oportunidade de me aprimorar em matemática para ir bem no Desafio Etapa – prova de bolsa do Colégio para estudantes do 5º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental. Depois disso, comecei a frequentar as aulas e me apaixonei pela matemática”, conta Harada.
A edição 2018 da Romanian Master of Mathematics contou com a participação de 107 estudantes de 18 países: Brasil, Bielorrússia, Bulgária, Coreia do Sul, Croácia, Eslovênia, Estados Unidos, França, Hungria, Indonésia, Itália, Peru, Polônia, Reino Unido, Romênia, Rússia, Sérvia e Ucrânia.
O time brasileiro foi composto por seis estudantes de todo o país que foram medalhistas de ouro do Nível 3 (Ensino Médio) da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2017. Incluindo os dois alunos premiados do Colégio Etapa, a equipe brasileira ganhou duas medalhas de bronze e quatro menções honrosas.