Trinta e oito alunos do Colégio Etapa, sendo 31 da unidade São Paulo e sete da unidade de Valinhos, conquistaram aprovações em importantes universidades internacionais, tanto no processo de admissão regular quanto no Early Admission, que é realizado exclusivamente pelas instituições americanas antes do período regular, em 2018.
Considerado o destino preferido dos candidatos à graduação no exterior, os Estados Unidos continuam no topo da lista das aprovações, seguidos por Portugal. "Além da afinidade natural entre Brasil e Portugal, isso reflete principalmente a maior abertura das instituições de ensino superior portuguesas, que passaram a aceitar as notas do Enem", explica Edmilson Motta, coordenador Geral do Etapa.
A lista de instituições internacionais nas quais os alunos do Colégio Etapa foram aprovados inclui importantes universidades da América do Norte, da Europa e da Oceania, como: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Carnegie Mellon University (CMU), University of Notre Dame (ND) e Minerva Schools at KGI, nos Estados Unidos; University of York e Newcastle University (NCL), no Reino Unido; Fédération Gay-Lussac (FGL) e Institut National des sciences appliquées (INSA), na França; NHL Stenden University of Applied Sciences (NHL Stenden), na Holanda; e University of Sydney, na Austrália; Università di Padova (UNIPD), na Itália; University of Toronto, no Canadá; Universidade de Coimbra, em Portugal.
Essa diversidade de instituições e de países expressos nos resultados internacionais reflete os diferentes perfis de alunos do Etapa. "Nós os estimulamos a buscarem oportunidades em todos os continentes. O mais importante é que haja uma identificação entre o aluno e a universidade, pois isso poderá ser determinante para o sucesso da graduação", afirma Cristina Tavares, responsável pelo Setor Internacional do Colégio Etapa.
Em breve, Isabella Villa Real Seabra, que foi aprovada em duas universidades americanas e outras duas no Reino Unido, poderá comprovar isso. Ela escolheu a Barnard College (EUA) e acabou conquistando mais que uma vaga nessa instituição: também foi a única aluna internacional aprovada no Science Pathway Scholars Program, que apoia jovens talentosas e com grande interesse em biologia, química, ciências ambientais, física, astronomia e neurociência. Com isso, ela poderá participar do desenvolvimento de pesquisas durante os quatro anos da faculdade.
"O apoio que a Barnard dá para as alunas nas áreas de pesquisa científica, bem-estar e ativismo relacionado com questões de gênero e de assuntos sociais foi decisivo para mim. A faculdade ainda tem uma parceria com a Columbia University, que permite que eu tenha acesso às aulas, cursos e oportunidades das duas instituições", conta.
O application, como é conhecido o processo de seleção para as universidades dos Estados Unidos, exige um preparo diferenciado e envolve diversas etapas. Segundo Cristina Tavares, o ideal é que a preparação comece logo no início do Ensino Médio, pesquisando as universidades e estudando o conteúdo para as provas específicas exigidas durante o processo. "Tradicionalmente, o aluno do terceiro ano já tem muito conteúdo para estudar, então é muito mais fácil quando esse processo é iniciado com antecedência", ressalta.
Caio Augusto Cruz Araújo, aluno do Colégio Etapa, começou a pensar na graduação no exterior ainda no Ensino Fundamental, o que o ajudou a realizar o processo com tranquilidade e a conquistar dez aprovações em universidades americanas. A partir de agosto, ele irá cursar Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação na Carnegie Mellon University (CMU).
O Early Admission é um processo de admissão realizado exclusivamente pelas universidades americanas antes do período regular, geralmente no mês de novembro. "Nessa modalidade de seleção os alunos expressam o quanto é importante para eles estudarem em uma determinada instituição. Da mesma forma, quando são aceitos nesse tipo de processo é porque a universidade faz questão de ter aquele aluno, pois possivelmente ele seria aceito em qualquer outra instituição de ensino renomada", explica o coordenador Geral do Etapa, Edmilson Motta.
Há duas modalidades de Early Admission: Early Decision, na qual o aluno se compromete a efetuar a matrícula caso seja admitido; e Early Action, em que é possível participar do processo de admissão de várias instituições sem se comprometer a efetuar a matrícula em uma delas.
Ao todo, quatro alunos do Colégio Etapa foram aprovados por universidades americanas no processo antecipado de admissão. Um deles é Diogo Correia Netto, que será o único brasileiro a iniciar a graduação no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 2018. Ele foi aceito em Early Action e, a partir do segundo semestre, irá cursar Engenharia Elétrica nesse que é um dos centros de ciência e tecnologia mais importantes do mundo.
Além de Diogo, outros três alunos do Colégio Etapa também foram aprovados no processo de seleção de renomadas universidades americanas: André Costa Nascimento, aprovado em Early Decision para o curso de Computação, na Carnegie Mellon University, que atualmente é considerada a principal instituição americana na área de Ciências da Computação; Gabriel Silva Simões, que foi aceito em Early Action para o curso de Computação, na University of Notre Dame; e Tiago Mambrim Flora, da unidade Valinhos, aprovado em Early Action para o curso de Ciências Sociais, na Minerva Schools at KGI.
As histórias de sucesso de alguns desses alunos estão em: http://www.etapa.com.br/ambienteinspirador/