Alunos do Colégio Etapa conquistaram 18 condecorações na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), sendo 2 medalhas de ouro, 2 de prata, 5 de bronze e 9 menções honrosas. As provas das três fases do torneio foram aplicadas virtualmente entre os meses de setembro e novembro.
A 10ª edição da OBL recebeu o sobrenome de Kubata, termo da língua kimbundu, que pertence a um grupo etnolinguístico da Angola, cuja tradução é “em casa”. A escolha pelo nome evoca tanto a importância de termos um refúgio seguro comum a todos durante a pandemia da Covid-19 quanto as matrizes africanas presentes na cultura brasileira e na língua portuguesa falada no Brasil.
Na primeira fase da competição, todos os estudantes realizaram uma prova com 24 questões de múltipla escolha entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro. Os participantes que acertaram 16 testes também participaram da segunda sub-etapa da primeira fase, que continha uma prova com 12 questões de múltipla escolha e foi aplicada no dia 18 de outubro.
Os estudantes convocados para a segunda fase ainda realizaram uma prova com seis problemas discursivos no dia 7 de novembro. Os resultados individuais dos participantes foram divulgados na última segunda-feira, 21 de dezembro.
Ao final da 10ª edição da OBL, os estudantes que obtiveram as 60 melhores notas na competição também foram convocados para a 10ª edição da Escola de Linguística de Outono (ELO), que ocorrerá em um sistema híbrido, ou seja, que inclui etapas presenciais e virtuais, de março a maio de 2021.
Durante esse evento, os estudantes participarão de atividades acadêmicas, de convivência e olímpicas, cujas notas definirão os integrantes da delegação brasileira na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL), que ocorrerá na Letônia, em julho de 2021.
E o Colégio Etapa terá quatro alunos entre os convidados a participarem da 10ª edição da ELO: Marcelo Machado Lage e Maria Júlia Garib Destro, que conquistaram medalhas de ouro na competição; e Clarissa Ayumi Miyamoto e Pedro de Oliveira Lengruber Lack, que conquistaram medalhas de prata no torneio.
Por meio de uma abordagem interdisciplinar e de uma metodologia ativa, a Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), que foi criada em 2011, visa estimular o desenvolvimento de habilidades lógico-analíticas, da intuição linguística e de uma visão multicultural entre os estudantes.