A Arte na Educação Infantil é uma importante ferramenta da educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, por exemplo.
Pensando nisso, é interessante utilizar diversos tipos de materiais em sala de aula, a fim de explorar e estimular a criatividade das crianças. Essas atividades lúdicas são essenciais para que elas aprendam a se expressar diante do mundo, valorizar e se beneficiar das diversas manifestações artísticas e culturais.
Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba qual é a importância da Arte na Educação Infantil. Acompanhe!
A necessidade do homem se manifestar artisticamente remonta à pré-história. Desde muito tempo, os seres humanos utilizam o desenho para se comunicar, expressar a sua visão de mundo e transmitir conhecimento. Porém, com a evolução das ferramentas e o desenvolvimento da escrita, a Arte passou a representar a estética, por meio da expressão artística.
As linguagens artísticas – auxiliam no desenvolvimento de habilidades artísticas nas crianças, portanto, são importantes para a reflexão, a apreciação e a produção durante o aprendizado.
A partir desse conhecimento, os estudantes desse ciclo desenvolvem integralmente os aspectos intelectuais, emocionais, sociais, perceptivos, físicos, estéticos e criativos. Sendo assim, o ensino de Arte é um instrumento pedagógico importante para a compreensão de si mesmo, da realidade, dos próprios sentimentos e das emoções.
Sem dúvidas, a infância é uma das fases mais importantes da vida de uma pessoa, pois é nesse momento que se constrói a base para todos os outros aprendizados. Por isso, os professores e a família devem estimular o lado artístico das crianças, colaborando para o desenvolvimento de habilidades que contribuirão para a criatividade, cidadania, autonomia e pensamento crítico.
As linguagens artísticas podem, muitas vezes, passar despercebidas e não receberem o devido valor da comunidade escolar como um todo. Entretanto, elas são uma das responsáveis por iniciar a formação cultural e a construção de habilidades sensitivas e emotivas nas crianças, no que envolve o campo de experiência com traços, sons, cores e formas, previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além disso, a arte também colabora fornecendo conhecimentos necessários para a vida em sociedade, pois capacita os indivíduos a enxergarem, de forma crítica, as situações e os elementos que o cercam.
Por meio de atividades artísticas, as crianças participam da concepção de uma ideia, materializando suas interpretações sobre o que foi aprendido, o que ajuda no desenvolvimento do pensamento e na compreensão das diferenças.
Conheça, a seguir, os principais motivos que comprovam a importância da Arte na Educação Infantil.
A expressão das emoções é uma parte inerente para a melhoria da vida social, principalmente na infância — que é a fase na qual o ser humano começa a tomar conhecimento de suas próprias atitudes. Dessa forma, à medida que as crianças compreendem o funcionamento do mundo à sua volta, tornam-se capazes de vivenciar e interpretar o que sentem por meio do desenho e da pintura, por exemplo. Além disso, as expressões e o autocontrole podem ser melhor desenvolvidos por meio da música, da dança e do teatro, por exemplo.
Os professores devem contribuir para aflorar cada vez mais o senso criativo das crianças e a Arte aguça esse processo de aprendizagem. Afinal, é possível utilizar a imaginação e visualizar o mundo ao redor por meio do desenvolvimento intelectual e crítico. Sem contar que, trabalhando o processo de criação, as crianças demonstram a sua capacidade e o seu talento inato para captar a realidade de maneira natural.
Antes de escrever, as crianças rabiscam suas impressões sobre o mundo e sobre as pessoas ao redor. Nesse sentido, usando lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, entre outros materiais para desenhar, são estimulados os movimentos e a coordenação motora que, mais tarde, auxiliarão na alfabetização.
Ao entender a importância da expressão artística, os professores devem promover, também, atividades lúdicas para aguçar a sensibilidade da criança, de forma que ela aprenda a explorar os próprios sentidos. Ao escutarem uma música, os alunos podem aprender a identificar os instrumentos presentes na melodia e ampliar o seu repertório, por exemplo.
Um dos pontos mais benéficos para a aprendizagem é o reconhecimento de si mesmo e dos outros. Por meio de algumas atividades artísticas, os professores podem perceber se as informações externas estão sendo absorvidas pelas crianças e se elas conseguem interpretar os comandos que recebem fomentando uma atitude independente e socializadora.
Por meio da dança, da música e do teatro, é possível ampliar o autoconhecimento. Afinal, essas atividades são capazes de fazer com que crianças explorem o próprio corpo, descobrindo suas habilidades e limitações, melhorando a expressão e aprendendo a controlar a linguagem corporal. Além disso, é por meio dessas formas de expressão artística que as crianças manifestam sentimentos e pensamentos que ainda não conseguem verbalizar.
É possível desenvolver o pensamento crítico e fomentar a reflexão nas crianças, no momento em que os professores as engajam para observar alguma obra de arte e, em seguida, pedem que elas compartilhem suas percepções e sensações. Assim, o aluno desenvolve a capacidade de questionar, compreender, criticar e respeitar as diferentes visões de um mesmo ponto.
Como visto, a Arte na Educação Infantil é a principal responsável por auxiliar o desenvolvimento da expressão corporal e emocional das crianças. Dessa forma, os professores podem usar diversos meios pedagógicos para aprimorar ainda mais as habilidades e capacidades artísticas, fazendo com que os alunos consigam desenvolver a percepção sobre o mundo e sobre a vida em sociedade.
“A Arte abre janelas capazes de construir e despertar um aprendizado importante no desenvolvimento intelectual e criativo das crianças. Por isso, vamos fazer e refletir sobre essas linguagens”, afirma a professora de Artes do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa, Fernanda Gusen.
Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe o artigo em suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essas valiosas informações. Até a próxima!