A educação em tempo integral nos ciclos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I é um modelo educacional que permite oferecer aos alunos uma formação ampla e eficiente.
Esse projeto pedagógico busca atender à demanda da comunidade escolar e pressupõe a integração de diferentes áreas do conhecimento com propostas interdisciplinares e temas contemporâneos, estabelecendo relações mais estreitas entre o aprendizado e o cotidiano.
O intuito é somá-la à matriz curricular, que considera tanto o aspecto cognitivo das crianças quanto suas dimensões física, social, emocional e cultural.
Neste artigo, você poderá entender com mais profundidade o que é a educação em tempo integral e quais são os benefícios dessa proposta para os alunos. Confira!
Segundo o Relatório de Capital Humano Brasileiro, publicado pelo Banco Mundial em 2022, a educação em tempo integral está diretamente associada a melhorias no Índice de Capital Humano (ICH) – indicador que avalia aspectos de sobrevivência, educação e saúde de mais de 170 países e os potenciais econômico e profissional de seus cidadãos.
A prática de esportes, o aprendizado de línguas estrangeiras e a capacitação para enfrentar desafios lógico-matemáticos e desenvolver uma conscientização ambiental e corporal são exemplos de atividades desenvolvidas no projeto de educação em tempo integral.
Neste tópico, vamos destacar as principais vantagens que os alunos têm nesse modelo de ensino.
O ensino em tempo integral vai muito além de otimizar as horas disponíveis, ampliando o tempo que os alunos passam na escola. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação em tempo integral visa à formação e ao desenvolvimento global dos estudantes durante a Educação Básica.
Com o planejamento da rotina, a organização para o estudo e a concentração de todas as atividades em um só local, a criança pode participar de diversas experiências enriquecedoras com praticidade e segurança.
Além disso, o aluno que tem a oportunidade de estudar nesse projeto pedagógico pode usufruir de um período maior no ambiente escolar e, consequentemente, receber um auxílio pedagógico específico, sanar dúvidas disciplinares e trabalhar suas dificuldades acadêmicas no próprio colégio. Como consequência, há uma tendência de melhora do rendimento em sala de aula, além do desenvolvimento da autonomia e do autoconhecimento.
É comum que alguns estudantes tenham mais dificuldade em socializar no ambiente escolar, o que pode provocar alguns distúrbios psicossociais, como a timidez infantil. Com a educação em tempo integral, a escola trabalha o acolhimento, o reconhecimento e o desenvolvimento das crianças por meio de um conjunto de competências cognitivas e socioemocionais.
Em turmas de período integral, os alunos passam mais tempo em contato com outras crianças, o que promove maior troca de informações e aprendizado. Assim, os estudantes fortalecem suas relações de amizade e aprendem a conviver com as diferenças, o que é fundamental para o desenvolvimento da empatia, da capacidade de comunicação e do respeito.
Todas as atividades realizadas na educação em tempo integral têm em vista o pleno desenvolvimento das capacidades cognitivas do estudante. E as atividades lúdicas também têm papel importante para a capacitação, a memorização e o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.
Jogos, brincadeiras, desafios e atividades interativas são peças fundamentais para motivar, desenvolver a cognição, estimular a criatividade, incentivar a autonomia e a socialização das crianças.
No entanto, para que essas atividades sejam eficazes como ferramenta de ensino, elas devem ser bem planejadas e integradas à grade curricular e aos objetivos da aprendizagem.
Com o ensino em tempo integral, o jovem também tem acesso a atividades extracurriculares que complementam o conhecimento adquirido em sala de aula, aperfeiçoam as habilidades acadêmicas e ainda garantem mais motivação nos estudos.
Desse modo, além de se preocupar com o domínio intelectual, a escola também se torna um espaço propício para a prática de atividades que possibilitam o desenvolvimento físico, cultural e socioemocional dos estudantes, gerando experiências enriquecedoras que contribuem para que as formações pessoal e acadêmica do estudante sejam as mais abrangentes possíveis.
Experimentar atividades esportivas diversas, por exemplo, estimula o trabalho em equipe, desenvolve um senso de responsabilidade coletiva e contribui para uma vida mais saudável. Já as atividades culturais ampliam o leque de conhecimento dos estudantes e garantem mais oportunidades de interação com professores e colegas.
“Diversos estudos na área da educação comprovam que o modelo de escola em período integral apresenta impactos positivos sobre o aprendizado das crianças, além de ser uma alternativa segura e prática para as famílias”, afirma a diretora do Colégio Etapa Valinhos, Cynthia Passoni.
Agora que você já sabe os benefícios da educação em tempo integral nos ciclos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, conheça as diversas atividades extracurriculares oferecidas no Colégio Etapa. Entre elas, estão os clubes de Ciências, de leitura, de debates e RPG; diversas atividades musicais; esportes; aulas de línguas estrangeiras; o Etapa Model United Nations (Emun) – simulações de reuniões aos moldes dos comitês da ONU –; robótica; estudos humanísticos; o Cria – que contempla atividades como dança, teatro, design e fotografia –; aulas preparatórias para Olimpíadas Científicas; curso de empreendedorismo e finanças.
Essas e outras atividades oferecidas no Colégio Etapa têm o intuito de desenvolver habilidades, competências e ampliar a visão de mundo dos estudantes.