![]() |
Um guia completo sobre o próximo exame a ser realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com informações sobre as provas, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), as competências avaliadas na redação e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), além das principais mudanças da próxima edição. |
![]() |
Você também terá acesso ao calendário completo do Enem 2021 e ainda poderá conferir informações sobre os conteúdos mais cobrados nos últimos anos e as tendências para a próxima edição, com questões comentadas pelos professores do Curso Etapa. |
![]() |
Para fechar, compartilhamos dicas de ex-alunos aprovados no SiSU. |
João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.
O Enem é composto por cinco provas, que são aplicadas em dois finais de semana seguidos – sempre aos domingos. No primeiro dia, os candidatos precisam redigir um texto dissertativo-argumentativo e resolver as provas objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. E no segundo dia, os estudantes devem responder as questões de múltipla escolha de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.
O Enem 2021 será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. Os participantes que não zerarem a redação, nem forem treineiros, poderão utilizar suas notas para concorrer a uma vaga em uma instituição brasileira de ensino superior, por meio do SiSU – plataforma informatizada que centralizou os vestibulares de dezenas de institutos e de universidades federais do Brasil. O calendário do SiSU 2022 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
Os vestibulandos também podem utilizar as notas no Enem para concorrer a vagas em instituições internacionais de ensino superior.